sábado, 12 de maio de 2012

Proposta "NATUREZA, REGIONALISMO E PERMEABILIDADE"

GRUPO:

  • Ana Paula Alves Ferreira
  • Lívia Tonini Pinto
  • Luana Zatta
  • Paola Albuquerque



CONCEITOS E OBJETIVOS DO PROJETO

A área de intervenção do projeto do Masterplan, situa-se na cidade de Vitória, ao longo de todo o Canal da Passagem.  As bordas de ambos os lados foram revitalizadas contribuindo assim para uma melhor distribuição e qualidade do espaço.

O conceito adotado visa por uma distribuição setorial das áreas que compõe o entorno. Foram divididas em quatro grandes áreas, cada uma com suas respectivas particularidades. O setor 1 tem como característica principal ser de uso comercial e de serviços possuindo também atrativos turísticos voltados à gastronomia. Neste setor foi implantado um centro comercial com dois restaurantes situados no segundo andar proporcionando aos seus usuários uma vista panorâmica do canal, como também a implantação de um edifício garagem com o intuito de absorver uma demanda por vagas de estacionamento.Paralelamente a este projeto, também foi implantado uma vila residencial para os pescadores e seus familiares, além de um restaurante típico com o objetivo de melhorar a renda dos pescadores que ali residem.


No setor 2 foi valorizado o uso comercial como também a implantação de edifícios residenciais ao longo da borda do canal. Sua característica principal é o uso misto de atividades neste setor.

No setor 3 a configuração principal foi o adensamento vertical das habitações através da criação de edifícios exclusivamente residenciais. Esse adensamento favoreceu a permeabilidade das quadras como também permitiu que o pedestre a circule por toda a mesma, além da criação de áreas verdes. Neste setor também foi implantado um grande parque linear com vários equipamentos de lazer para a realização de diferentes atividades, passeios, pistas de ciclismo totalmente integradas com o setor adjacente. Além deste parque linear, neste mesmo setor agregou-se uma grande área de preservação ambiental, com uma intervenção mínima nas reservas naturais. Completando este parque ecológico foi criado um teatro integrado à natureza, para a realização de atividades culturais, permitindo aos seus usuários a possibilidade de interagir com a natureza que ali floresce.

No setor 4 a intervenção foi sutil, referindo-se apenas à criação de uma borda livre que desvencilhou-se das edificações existentes, criando assim uma área destinada a passeios e contemplação do canal.


O objetivo geral do projeto foi proporcionar uma integração de todo o entorno com o canal, como também dar uma nova vida utilizando-se para isso de projetos arquitetônicos e paisagísticos que valorizassem as atividades desenvolvidas na área em questão.

IMPLANTAÇÃO PARCIAL E SEÇÃO

IMPLANTAÇÃO GERAL

PRANCHA URBANÍSTICA/PAISAGÍSTICA
Setor empresarial
Proposta: Luana Zatta e Lívia Pinto


Nenhum comentário:

Postar um comentário