quarta-feira, 9 de maio de 2012

Proposta "MOBILIDADE INTEGRADA"

GRUPO:

  • Ana Paula Sanson
  • Mario Sérgio Mathias Maderi
  • Mônica Lorenzutti Viana
  • Thiago Stein Cunha




MEMORIAL:


O projeto de intervenção IC 2012, no Canal de Camburi propõe a diversidade de atividades e classes, transportes integrados (ônibus, aquaviário, bicicleta), âncoras culturais (núcleo esportivo, teatro, cinema, museu, shopping camburi, edifício hoteleiro, edifícios habitacionais), edifícios tecnológicos (edifícios garagem com elevadores), novas alternativas de salários e renda, projetos estratégicos (projeto vila dos pescadores). Para isso propõem-se requalificação, regeneração e inclusões sociais na região da IC 2012.

As principais finalidades do projeto são contemplar ações de interesse social e coletivo, bem como regenerar o meio ambiente e a paisagem, ampliar a oferta de áreas públicas, aumentando o adensamento e utilização plena da infra-estrutura, promovendo diversidade de usos, benefícios ao entorno. Sendo que, é importante que se diminua o déficit habitacional, promovendo uso para todas as classes e uma possível desapropriação de algumas edificações de gabaritos baixos.

Sendo que a IC 2012 traz primeiramente a construção de uma nova ponte integrando os bairros, de Santa Luzia e Pontal de Camburi, visto que permitirá trânsito de ônibus, veículos, ciclistas e pedestres.

Em segundo lugar criação de um terminal aquaviário integrado ao sistema transcol, às linhas municipais e aos circuitos de ciclovia com pontos para guarda e alugueis de bicicletas. Porém para viabilizar o tráfego de barcos de médio porte, será necessário reconstruir a ponte Airton Sena e a Ponte Camburi, visto que a altura se apresenta insuficiente. Sendo necessário dragar o trecho que liga o canal ao oceano, permitindo a integração com outros pontos de aquaviário.

Faz-se necessário ainda a criação de pier e de marinas para atracarem os barcos de pesca, lanchas e barcos particulares, assim como a desapropriação de algumas áreas da borda para promover a construção dos projetos âncoras de forma diversificada, aproveitando potencial turístico e paisagístico.
Vale ressaltar a concepção de áreas de estacionamento, assim como a construção de edifícios garagem, com o uso do sistema de elevadores.

A construção do projeto Vila dos Pescadores, local para apoio aos pescadores (venda e compra do pescado, restaurante e administração) será feita em uma nova área estratégica. Há ainda projeto para construção de um mirante em dos morros perto da Ponte Camburi valorizando a vista para o Convento Nossa Senhora da Penha.
Busca-se integração através da criação de uma grande área pública, com diferentes cenários. Lembrando a importância da criação de percurso de ciclovias integrando a Praia de Camburi, os bairros de Pontal de Camburi, Mata da Praia, Goiaberas, Santa Luzia e Andorinhas.

Em suma, o projeto IC 2012 prioriza promover uma região mais vibrante, com vida social ativa, paisagens interessantes, projetos que promovam eficácia da região, atendendo tanto à questão sócio-econômica, quanto à questão turística, através de espaços públicos tangíveis, paisagismo, transporte intermodal e empreendimentos funcionais de acordo com a necessidade da poligonal de Intervenção do Canal Camburi.



CONCEITOS:

  • Intermodalidade total, com implementação de um novo terminal no setor continental, criação de uma ponte de veículos e pedestres;
  • Potencialização da pesca artesanal, com a reformulação do atracadouro e criação de uma Vila Residencial, com a oportunidade de comercialização dos produtos;
  • Waterfront público multifuncional;
  • Usos hoteleiros, edificações mistas e empresariais.


Implantação geral
Setor residencial com acréscimo de índices, âncoras culturais, atividades de lazer e contemplação no waterfront e, à direita da ponte, destaque para o Terminal, que integra o aquaviário, o transporte coletivo, o ciclista e democratiza o acesso ao novo waterfront público.
O Setor Praia do Canto absorve aquaviário, novos atracadouros, a Vila dos Pescadores e a verticalização de trecho renovável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário